Como vocês já viram mais cedo aqui no blog, rolou nessa madrugada (14), no Texas, uma edição do SXSW Festival, que contou com Lady Gaga como headliner principal. Entre várias performances da Mother Monster, tivemos uma em si, bem peculiar e porque não, bizarra, no palco. Na hora de performar "Swine", Gaga chamou a artística plástica Millie Brown, conhecida mundialmente como "vomit painter", por imprimir literalmente em suas telas a técnica de vômito induzido (sim, essa é a base de todos seus quadros) para acompanhá-la.
Pois bem, enquanto muita gente achou lindo, inovador e uma grande expressão artística, há quem se sentiu ofendido. E não estamos falando apenas do público em si. A cantora Demi Lovato, que como todos sabem, entre tantos problemas no passado, sofreu também com crises de bulimia e não gostou nadinha do encontro da última noite. Através da sua conta no Twitter, Demi não escondeu sua insatisfação, sendo até segura em seus pontos de vista contrários em vários pontos, confiram:
Sad... As if we didn't have enough people glamorizing eat disorders already. 😣 Bottom line, it's not "cool" or "artsy" at all.
— demetria lovato (@ddlovato) March 14, 2014
"Triste… Como se já não tivéssemos pessoas suficientes tornando glamouroso os transtornos alimentares. No final das contas, não é 'legal' ou 'artístico' de forma alguma."
Would you let someone bring a needle and shoot up on you? Addiction is addiction.
— demetria lovato (@ddlovato) March 14, 2014
"Você deixaria alguém subir no palco com uma agulha e atirar em você? Vício é vício"
Após seus tweets, é óbvio que uma certa polêmica já havia se estabelecido em sua timeline, daí Demi fez questão de ser ainda mais contundente em seu ponto de vista:
It's not "shade" and it's not "hate". But someone has to come forward and say it and I'll take the heat for it. ✌️
— demetria lovato (@ddlovato) March 14, 2014
"Não é "indireta" e não é "ódio". Mas se alguém tem que tomar a dianteira e falar, eu arco com as consequências."
A confusão continuou, chegando ao ponto da própria Demi ser responsável por enviar uma mensagem aberta à Lady Gaga, se mostrando bem atingida pela performance:
@ladygaga you're SO talented, if not one of the most talented in our industry PERIOD. Dope is INCREDIBLE.. but you don't have to do that✌️💗
— demetria lovato (@ddlovato) March 14, 2014
"Você é TÃO talentosa, se não a mais talentosa em nossa indústria DE VERDADE. 'Dope' é INCRÍVEL.. Mas você não precisava fazer aquilo."
A cantora ainda continuou mais um pouco a expressar o seu ponto de vista a respeito disso tudo, criticando esse tipo de "arte", que ignora o que está a sua volta para parecer "cool", lembrando o quanto a cultura pop influência a vida das pessoas, e o tanto que essa maneira de pensar (dos outros) pode ser ruim pra quem sofre com tais problemas.
No fim, para não alimentar mais polêmica, Demi finalizou dizendo que ainda é uma little monster.
Ps. I'm still a little monster myself. ✌️✌️✌️💋💋💋
— demetria lovato (@ddlovato) March 15, 2014
Assim, não queremos mais prolongar o assunto, mas entendemos o ponto de vista levantado por Demi. Afinal, somente quem sente/sentiu algo na pele, é realmente atingido por determinada situação ou coisa quando acontece. Por outro lado, também entendemos que a representação que Lady Gaga levou para o palco, bem como a artista que a acompanhava, estão representando uma forma de arte, que como qualquer assunto (o qual a atitude de Demi também se encaixa) despertará inúmeros julgamentos, dependendo da forma como você escolher analisá-la.