Não precisamos pensar muito para nos lembrarmos de toda a polêmica em torno do comercial d’O Boticário para o Dia dos Namorados, que gerou uma repercussão imeeeensa por uma cena em que um casal gay se presenteava e, em seguida, SE PREPARE, se abraçava (!), e agora chegou a vez da Avon ser assunto e de uma maneira ainda mais significativa.
Em outubro, é promovido no mundo o chamado “Outubro Rosa”, sendo esse o mês escolhido para a veiculação de campanhas de conscientização sobre o câncer de mama, e a Avon, numa atitude verdadeiramente ousada, lançou nessa semana o seu comercial, estrelado por ninguém menos que a cantora Candy Mel.
Mas qual a ousadia nisso, gente? Ah, é que Candy Mel, integrante da Banda Uó, é uma mulher trans, e por mais que isso não a diferencie das demais mulheres, tê-la protagonizando uma campanha massivamente direcionada ao público feminino, para um país tão preso aos preconceitos e velhos costumes, e como carro-chefe de uma grande marca, é de sentir o tapa na cara mesmo. Pra não falar no quanto isso significa para a representatividade das pessoas trans, muitas vezes deixadas de lado quando o assunto são as causas LGBTQ.
Assista ao comercial abaixo:
Que lindo, gente! E aliás, que linda a Candy, né? Enquanto lá fora as discussões sobre a transexualidade vêm ganhando forma com o apoio de nomes como Caitlyn Jenner, Laverne Cox e Miley Cyrus, no Brasil o assunto ainda é um pouco deixado de lado, entretanto, o acerto da Avon marca uma importante fase para as pessoas trans e também para a publicidade nacional, uma vez que a ação chegou apenas alguns meses depois da primeira campanha de cosméticos protagonizada por uma trans mundialmente, sendo essa a campanha da Make Up Forever com participação da Andreja Pejic.