Apesar de ter declarado estar feliz por finalizar o melhor álbum de todos os tempos, Kanye West parece estar longe de terminar sua obra-prima. Na noite desta terça-feira (14), o "The Life of Pablo" foi editado e ganhou uma nova faixa, "Saint Pablo", com participação do britânico Sampha. A atualização ainda não chegou ao Spotify, mas já pode ser ouvida no Tidal e na Apple Music.
Uma espécie de versão demo da música havia sido apresentada por Kanye em fevereiro, na casa noturna 10AK, em Los Angeles, com o pretensioso título de "Closer Thing to Einstein". A faixa divide seu novo nome com a turnê de West, que também foi anunciada ontem. A "Saint Pablo Tour" tem datas marcadas entre agosto e outubro, até o momento, apenas na América do Norte.
Obra inacabada
Não é a primeira vez que Kanye faz mudanças no "The Life of Pablo" desde seu lançamento, em 14 de fevereiro. De lá para cá, o rapper já atualizou o álbum diversas vezes, mudando trechos das letras de "Famous" e "Ultralight Beam", e adicionando Vic Mensa e Sia a "Wolves".
Em março, Kanye publicou em seu Twitter que considera seu álbum uma "expressão criativa viva e mutável", ou seja - o "The Life of Pablo" deve continuar recebendo adições e subtrações constantes, proporcionando uma experiência única para quem escuta e abrindo um universo de possibilidades criativas na era do streaming.
Fixing Wolves 2day... Worked on it for 3 weeks. Life of Pablo is a living breathing changing creative expression. #contemporaryart— KANYE WEST (@kanyewest) 15 de março de 2016
É por essas e outras que a gente acredita que o ego de Kanye West é, até certo ponto, totalmente justificável. Enquanto sua genialidade megalomaníaca continuar nos surpreendendo, estamos bem.