Os indicados para a 69ª edição do Emmy, maior premiação da televisão, foram revelados hoje. Na principal categoria, “Melhor Série Dramática”, a Netflix lidera em número de indicações, com “House of Cards”, “The Crown” e “Stranger Things”. “Game of Thrones”, série que mais recebeu prêmios na história do Emmy, ficou de fora da competição pela data de lançamento de sua última temporada na HBO — os indicados devem ter ido ao ar até junho desse ano.
Com isso, estreantes podem sonhar com uma estatueta, como é o caso de "The Handmaid’s Tale", série baseada no conto de Aia que gerou grande repercussão nas redes sociais. A HBO conta com “Westworld”, lançada no ano passado; a série recebeu muita atenção e diversas críticas positivas em sua estréia. A NBC compete com a novata "This is Us", que foi confirmada até a terceira temporada, mesmo ainda no primeiro ano de exibição.
Nas categorias de atuação, como “Melhor Atriz em Série Dramática”, as novidades são a Claire Foy por seu papel como Rainha Elizabeth, Evan Rachel Wood por sua atuação como Dolores em "Westworld" e Elisabeth Moss como a Jane de "The Handmaid’s Tale". Entre os homens há novidades também! "This is Us" conseguiu emplacar dois atores na categoria “Melhor Ator em Série Dramática”; são eles Sterling K. Brown como Randall e Milo Ventimiglia como Jack. Além deles, Anthony Hopkins também conseguiu uma indicação por sua atuação em "Westworld" (mais do que merecida!), e Liev Schreiber concorre por seu personagem em "Ray Donovan", série do canal Showtime (um dos favoritos). Kevin Spacey, Robin Wright, Bob Odenkirk e Viola Davis foram mais uma vez indicados na principal categoria de atuação.
Sentimos falta de "13 Reasons Why", que poderia ter uma chance. "Girls", que teve uma excelente última temporada, só recebeu algumas indicações em categorias de atuação, recebendo uma banana da Academia que organiza o Emmy. Winona Ryder, a melhor atuação de "Stranger Things", também ficou de fora, além de outras surpresas.
Abaixo você confere as principais categorias da premiação.
Melhor série dramática
Better Call Saul
The Crown
The Handmaid's Tale
House of Cards
Stranger Things
This is Us
Westworld
Melhor atriz em série dramática
Viola Davis - How to Get Away with Murder
Claire Foy - The Crown
Elisabeth Moss - The Handmaids Tale
Keri Russel - The Americans
Evan Rachel Wood - Westworld
Robin Wright - House of Cards
Melhor ator em série dramática
Sterling K. Brown - This is Us
Anthony Hopkins - Westworld
Bob Odenkirk - Better Call Saul
Matthew Rhys - The Americans
Liev Schreiber - Ray Donovan
Kevin Spacey - House of Cards
Milo Ventimiglia - This is Us
Melhor atriz coadjuvante em série dramática
Uzo Aduba - Orange is the New Black
Millie Bobby Brown - Stranger Things
Ann Dowd - The Handmaid's Tale
Samira Wiley - The Handmaid's Tale
Chrissy Metz - This is Us
Thandie Newton - Westworld
Melhor ator coadjuvante em série dramática
Jonathan Banks - Better Call Saul
Michael Kelly - House of Cards
John Lithgow - The Crown
Mandy Patinkin - Homeland
David Harbour - Stranger Things
Ron Cephas Jones - This is Us
Melhor série cômica
Atlanta (FX)
Black-ish (ABC)
Veep (HBO)
Master of None (Netflix)
Modern Family (ABC)
Unbreakable Kimmy Schmidt
Silicon Valley (HBO)
Melhor minissérie
Big Little Lies (HBO)
Fargo (FX)
Feud: Bette and Joan (FX)
Genius (National Geographic)
The Night Of (HBO)
A lista completa dos indicados você pode conferir no site do Emmy. A premiação acontece dia 18 de setembro nos EUA, com transmissão pelo canal TNT no Brasil.