Ela mal chegou e já está fazendo história! Após ser impedida de submeter seu álbum ao BRIT Awards e ao Mercury Prize por não ser considerada britânica, Rina Sawayama consegue mudar as regras dos dois prêmios musicais mais importantes do Reino Unido.
Perdeu o início dessa história? A gente te explica! Rina nasceu no Japão, mas vive no Reino Unido desde criança. A nipo-britânica tem residência permanente lá, com direito de viver e trabalhar no país. Ao saber que não poderia participar das principais premiações musicais do UK com seu disco de estreia, o maravilhoso “SAWAYAMA” (2020), Rina manifestou em suas redes sociais a sua tristeza e indignação pela forma como as premiações britânicas não deixam os imigrantes “sonharem o mesmo sonho que os outros”.
I've lived here 25 YEARS (most of my life) but I am not British enough to even be ELIGIBLE for the 2 biggest UK Music awards, @MercuryPrize and @BRITs
— RINA SAWAYAMA (@rinasawayama) July 29, 2020
thank u @misszing for talking to me about this
I just wanna dream the same dream as everyone else https://t.co/CxCvjO1e5F
Pois bem, após uma série de debates, Rina anunciou nesta terça-feira (24) que a BPI (Indústria Fonográfica Britânica) decidiu mudar suas regras de elegibilidade para artistas nomeados ao BRITs e ao Mercury. A partir deste ano, os artistas não precisarão de cidadania britânica para serem elegíveis aos prêmios, basta estarem morando no Reino Unido por pelo menos 5 anos. Ela conseguiu!
REDEFINING BRITISHNESS !!!! shoutout @bpi_music !!!! #SAWAYAMAISBRITISH !! pic.twitter.com/WF3LrVME8J
— RINA SAWAYAMA (@rinasawayama) February 24, 2021
“Obrigada à todos do fundo do meu coração por compartilharem a campanha #SAWAYAMAISBRITISH mundialmente e começarem essa importante conversa sobre o que é ser britânico. Sem sua voz coletiva isso não teria acontecido. Em meus 26 anos vivendo no Reino Unido eu estou muito orgulhosa de poder ajudar esse sistema a mudar para gerações futuras, para que nos anos que venham possamos ver uma definição mais diversa sobre o que é excelência musical britânica. A ideia de que minha música pode ser parte disso é inacreditavelmente animadora”.
Pavimentando o caminho para mudanças históricas com coragem e determinação. Rina, a gente te ama! <3
Nenhum comentário
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.